Secretaria de Cultura apresenta mostra ‘Trabalhador Vai ao Cinema’

Filmes são exibidos gratuitamente no Cine Henfil de sexta a domingo

terça-feira, 3 outubro 2023

Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura preparou uma programação especial com temáticas voltadas para os trabalhadores para este fim de semana (de 06 a 08/10). A mostra o ‘Trabalhador vai ao Cinema’ tem como objetivo trazer uma reflexão crítica sobre novas formas de organização do trabalho e analisar as mudanças que vêm ocorrendo nas relações de trabalho no Brasil e no Mundo. Haverá ainda a exibição de filmes infantis. Os ingressos são gratuitos e distribuídos na bilheteria antes do início dos filmes. Na sexta-feira a projeção começa às 19h. Já no sábado e no domingo, os filmes começam a ser exibidos às 15h.

Nesta sexta-feira (06/10), a abertura fica por conta do filme ‘Eles não usam Black-Tie’, dirigido por Leon Hiszman, às 19h. No sábado (07/10), terá a exibição da animação ‘As Aventuras do Avião Vermelho’, dirigido por José Maria e Frederico Pinto, às 15h, seguido de ‘Pureza’, às 17h, e finalizando com o documentário ‘Estou me Guardando para quando o Carnaval Chegar’, às 19h. Já no domingo (08/10), o filme ‘D.P.A. – O Filme’ abre as sessões às 15h; ‘Pureza’ começará às 17h; e o drama ‘Arábia’ encerra a programação às 19h.

Sinopses:

Eles não usam Black-Tie – Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Arábia – Em Ouro Preto, Minas Gerais, um jovem encontra por acaso o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente e por suas memórias embarca numa jornada pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados.

Estou me Guardando para quando o Carnaval Chegar – Na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo local, mais de 20 milhões de jeans são produzidas anualmente em fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.

As Aventuras do Avião Vermelho – A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.

Pureza – O filme é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola. Pureza é uma mãe solo que mora com seu filho, Abel, em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz. Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, a famosa escravidão moderna. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé religiosa inabalável e a esperança de encontrar o filho.

D.P.A. – O Filme – Os Detetives do Prédio Azul são confrontados com o maior caso de suas vidas: salvar o próprio edifício da destruição. Pippo, Sol e Bento se infiltram na festa de Dona Leocádia, a terrível síndica que é, literalmente, uma bruxa. Lá eles presenciam um crime “mágico”, que condena o Prédio Azul a uma demolição de emergência. Para completar, a única testemunha – o quadro falante da Vó Berta – desaparece, e Dona Leocádia é enfeitiçada para ficar boazinha. Para resolver esse caso, os detetives vão contar com a ajuda do porteiro Severino, que empresta sua Kombi azul novinha para ser a sede de investigação. A aventura fica completa quando Tom, Mila e Capim, fundadores do clubinho original, são trazidos de volta ao Rio de Janeiro para ajudar no caso.