Secretaria de Esportes promove aula de vôlei sentado na Arena Flamengo

Evento integra a Semana Municipal de Incentivo ao Esporte para pessoas com deficiência

quinta-feira, 22 setembro 2022

Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou na quarta-feira (21/09) uma aula especial para apresentar o vôlei sentado a 16 atletas do projeto Maricá Esporte Competições, na Arena Flamengo, em ação de comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A iniciativa integra a Semana Municipal de Incentivo ao Esporte para a Pessoa com Deficiência, que acontece até sábado (24/09) com apresentação de outras modalidades, como o basquete de cadeira de rodas, o futsal e a natação.

“Ver a lei n° 2.993 de 2020, de autoria do secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, sendo colocada em prática me deixa muito feliz. Hoje, mostramos um pouco da dinâmica, dificuldades e jogabilidade do vôlei sentado”, comentou o subsecretário de Esporte e Lazer, Carlos Vagner Frauches.

Para a atleta do Maricá Esporte Competições Maria Eduarda, 19 anos, poder jogar e conhecer melhor sobre a mobilidade auxilia no desenvolvimento e crescimento dos atletas. “Hoje, joguei e senti as dificuldades do vôlei sentado. Com certeza auxiliará em nosso crescimento como profissionais”, disse.

Na quinta-feira (22/09), às 17h, na quadra do colégio HMS, no Centro, acontece o basquete de cadeiras de rodas com a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), com os times Maricá Basquete X Mestreenio Basquete. Já o amistoso de futsal entre o INCAB e o projeto Esporte Presente acontece na sexta-feira (23/09), a partir das 16h, na Arena Flamengo. No sábado (24/09), último dia do evento, acontece o festival de natação a partir das 10h na Arena Flamengo.

Sobre o vôlei sentado

No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física relacionada à locomoção. As equipes são compostas por seis jogadores em cada lado, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir