Secretaria de Transportes inicia vistorias de veículos em Maricá

Calendário define datas para licenciamento de mototáxis, táxis, transporte escolar e do transporte complementar de passageiros

segunda-feira, 4 março 2024

Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Transportes, realiza de 13 de maio a 20 de setembro, a vistoria dos permissionários e autorizatários de táxis, mototáxis, transporte escolar, ônibus e transporte complementar de passageiros que atuam na cidade. A inspeção veicular obrigatória é realizada anualmente visando a verificação de itens de segurança, como extintor de incêndio, pneus, faróis, lanternas, buzina e cinto de segurança, além do estado geral de conservação dos automóveis.

O secretário de Transportes, Douglas Paiva, explicou o intuito dessas vistorias e a importância dos veículos estarem em dia.

“O início das vistorias e renovações das permissões faz com que a Secretaria tenha a garantia de utilização de veículos seguros condutores competentes para prestação do serviço”, disse o secretário.

O calendário de vistorias para o ano de 2024 foi publicado no Jornal Oficial de Maricá (JOM) de n° 1562 e ficou definido da seguinte forma: mototáxi de 13 a 24/05; táxi de 3/06 a 5/07; transporte escolar de 15 a 26/07,; ônibus de 5 a 30/08 e van de 9 a 20/09.

Como proceder:

Para efetuar a abertura do processo de renovação de licença, os permissionários deverão comparecer ao protocolo dos Serviços Integrados Municipais (SIM) do Centro, das 8h às 17h. É necessário apresentar cópia dos documentos do veículo e do proprietário. Após o prazo de 72h da abertura do processo, caso não haja nenhuma pendência da documentação, os contribuintes poderão agendar data e horário da vistoria de seus veículos na recepção da Secretaria de Transportes ou no prédio do SIM, onde o processo foi iniciado.

As vistorias serão realizadas entre 9h e 17h, no Centro de Inspeção Veicular (Flamengo), e poderão ser feitas pelos auxiliares, desde que estes estejam legalmente autorizados e mantenham o vínculo com os referidos veículos. Após a aprovação do fiscal, o selo de vistoria será afixado na parte central do parabrisa. Já os permissionários reprovados serão notificados e terão um prazo de dez dias para resolver as pendências apontadas.

Serviço:
Secretaria de Transportes – Estrada do Caxito s/nº