Secretário de Fazenda de Serra (ES) visita Maricá

Henrique Valentim veio conhecer o sistema da moeda social visando implantar em sua cidade

segunda-feira, 29 abril 2024

Fotos de Bernardo Gomes

A Prefeitura de Maricá recebeu nesta segunda-feira (29/04) a visita do secretário de Fazenda do município de Serra, que fica na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Henrique Valentim veio conhecer de perto o funcionamento do sistema de gestão da moeda social Mumbuca, com vistas a uma possível implantação em sua cidade.

O secretário começou a visita pelo Banco Mumbuca, onde foi recebido por Natália Sciammarella (diretora financeira) e Camila Bandeira (diretora secretária), que explicaram como a moeda funciona e seus benefícios, além de apresentarem cada setor do banco. Segundo as integrantes da diretoria, atualmente são mais de 14 mil estabelecimentos em Maricá que aceitam compras e serviços com a moeda Mumbuca, além de pontuar ao gestor capixaba que a instituição não trata com dinheiro vivo e tem as portas abertas a consumidores e lojistas.

Depois do banco, o secretário foi recebido no prédio da Prefeitura de Maricá pelo secretário de Governo, João Maurício de Freitas, com quem teve uma rápida conversa. Ao final da visita, Henrique Valentim se disse impressionado com a abrangência do sistema em toda a cidade e que acredita ser viável levar algo semelhante para o seu município.

“Vamos ter de voltar mais vezes aqui para entender melhor, porque tem uma complexidade e uma abrangência bastante ampla. No geral, creio que seja plenamente viável sua implantação em Serra e vi também que são muitas as vantagens que a moeda oferece. Também é algo necessário para nós, porque somos a cidade com o segundo maior orçamento do estado e também com os maiores índices de pobreza. Esse sistema vai de encontro à visão social do nosso prefeito”, ressaltou o secretário, referindo-se ao atual chefe do executivo daquele município, Sérgio Vidigal.