Sectran ensina regras de trânsito para a crianças em ação no Centro

A atração estará disponível na Praça Orlando de Barros Pimentel, no sábado (24) e no domingo (25), das 9h às 17h

sexta-feira, 23 setembro 2022

Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, vai levar para o Centro da cidade, no fim de semana, sábado (24/09) e domingo (25/09), uma minicidade especialmente criada para ensinar regras de trânsito a crianças com idades entre 5 e 12 anos. Montada na Praça Orlando de Barros Pimentel, estará disponível para visitação das 9h às 17h. Como atração da Semana Nacional do Trânsito, a minicidade ficou instalada até esta sexta-feira (23/09) no estacionamento da Subprefeitura de Itaipuaçu.

Os pequenos poderão utilizar, gratuitamente, um mini triciclo como veículo e viver uma experiência inesquecível. Enquanto se divertem, aprendem lições importantes sobre o comportamento no trânsito e a responsabilidade de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. A atividade conta com a parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Ao lado dela, em quatro tendas de apoio, acontecerão atividades lúdicas voltadas para a conscientização no trânsito. Numa delas, a Secretaria de Cultura marca presença com show de mágicos, animadores e contadores de história.

Passeio ciclístico no domingo

No domingo (25/09), o passeio ciclístico “Bike & Trânsito & Vida” vai agitar Itaipuaçu, promovendo a conscientização pela segurança nas estradas e encerrando a programação da Semana Nacional do Trânsito. A concentração acontece a partir das 7h30, na Avenida 1, no cruzamento com a Avenida Zumbi dos Palmares e o percurso segue até a Rua 70, totalizando 8,4 quilômetros (ida e volta).

Retrospectiva das atividades

Desde segunda-feira (19/09), uma série de ações foram realizadas na cidade para comemorar a Semana Nacional do Trânsito, promovida anualmente para alertar motoristas e pedestres a respeito das medidas necessárias para evitar acidentes e mortes nas estradas.

Diversos eventos foram idealizados, entre elas blitz educativa na Rua Abreu Rangel, no Centro da Cidade, em ação conjunta da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, da Guarda Municipal e do Batalhão de Polícia Rodoviária. Os agentes chamaram a atenção para o alto índice de mortes no trânsito. Nas abordagens, os motoristas e motociclistas eram aconselhados a utilizar o cinto de segurança e o capacete. Os agentes também orientavam sobre o uso correto das cadeirinhas no transporte de crianças. A novidade desta ação foi o uso de um equipamento, em formato de óculos, que simulava uma situação de embriaguez do motorista.

A blitz educativa também foi realizada na Avenida 1, em Itaipuaçu, e contou com equipes de educação da Operação Lei Seca, composta por pessoas com deficiência, que orientaram os motoristas sobre a importância do uso do cinto de segurança e do perigo da mistura de bebida alcoólica e volante. Além disso, aconteceram palestras educativas sobre conscientização no trânsito nos dois campus da Universidade de Vassouras.

Na quinta-feira (22/09), no Dia Mundial Sem Carro, a Empresa Pública de Transportes (EPT) ampliou para duas horas o tempo de uso das Bicicletas Vermelhinhas para incentivar a população a deixar o carro em casa. O tempo normal para uso do serviço, de segunda a sexta, é de uma hora. Disponíveis gratuitamente, a cidade conta com 200 vermelhinhas em 20 estações nos bairros de Itaipuaçu, Parque Nanci, Itapeba, Centro, Barra de Maricá e Guaratiba.