Super Dia D de Vacinação mobiliza milhares de maricaenses

Ao todo, 1.360 pessoas compareceram aos polos para se imunizar contra diversas doenças

domingo, 25 setembro 2022

Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesse sábado (24/09), o Super Dia “D”, com a vacinação de 1.360 moradores nas 24 Unidades de Saúde da Família (USF), na Unidade Móvel de Saúde e na Escola Municipal Romilda Nunes, em Inoã. Durante a mobilização, 627 pessoas com menos de 15 anos atualizaram a caderneta; 271 crianças menores de 5 anos receberam a dose contra a Poliomielite (paralisia infantil); 346 pessoas se vacinaram contra a Covid-19; e outras 124 receberam a dose anual que oferece proteção ao vírus Influenza, que provoca a gripe.

O Super Dia D contribuiu para ampliar a cobertura vacinal da cidade, alcançando principalmente as pessoas que têm dificuldades de comparecer aos polos de imunização durante a semana.

As crianças e adolescentes puderam receber 18 tipos de imunizantes que integram a Campanha Nacional de Multivacinação, se protegendo contra doenças como Tuberculose, Febre Amarela, Meningite, Sarampo, Catapora, Caxumba, Rubéola, Hepatite A, Hepatite B, dentre outras. As crianças de 3 a 11 anos, adolescentes, adultos e idosos, puderam regularizar a vacinação contra a Covid-19, além da população a partir de seis meses de idade receber a dose anual contra a Influenza.

Durante a manhã, dezenas de pessoas estiveram na USF São José 1 para regularizar a situação vacinal, principalmente os responsáveis acompanhando os pequenos. Nathalie Machado de Lacerda, de 37 anos, foi uma delas, levando os gêmeos Daniel e Mariana, de 4 anos. Ela destacou a importância do Super Dia D por oferecer a chance das crianças se vacinarem em um sábado, dia que facilita a participação e proporciona um momento de proteção em família.

“Achei excelente ter a oportunidade de vaciná-los em um sábado, já que não conto com tempo disponível durante a semana. Por essa razão, adiei um pouco a ida à USF para que eles tomassem a segunda dose contra a Covid-19, mas agora estão mais protegidos. Vacinar é muito importante e agora me sinto mais tranquila para as crianças irem à escola e conviverem com os amigos, atividades essenciais”, destacou.

Monique dos Santos, de 29 anos, aproveitou o dia para levar o filho, Miguel Muniz, e o afilhado, Enzo Gabriel, para se imunizarem contra diversas doenças, lembrando que os pais devem se conscientizar e aproveitar a oportunidade oferecida no Dia D.

“Durante a semana estamos muito ocupados no trabalho. Aproveitei essa chance para trazê-los à unidade, onde o Enzo recebeu a dose contra a Covid-19 e o Miguel tomou a tríplice bacteriana (DTP), além de se proteger contra a gripe. O Dia D é uma ótima oportunidade para todos e pretendo comparecer nos próximos”, acrescentou.

Vacinação continua para todos os públicos

A mobilização pela atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos segue até 30/09 em todas as USF, com a aplicação de todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a faixa etária. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h — com exceção das USF Central, Inoã II e Jardim Atlântico, que vacinam em horário ampliado até às 18h.

A imunização contra a Covid-19 continua para as faixas etárias. As crianças de 3 a 11 anos podem receber as duas doses nas USF Central, Inoã II, Barroco e Bambuí. Os adolescentes, adultos e idosos devem regularizar a situação vacinal em um dos seguintes polos: USF Jardim Atlântico, USF Marinelândia, USF Chácara de Inoã, USF São José 2, USF Espraiado (apenas quartas-feiras) ou na Unidade Móvel de Saúde, que funciona na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.