Terceira Corrida Cidade de Maricá agitou manhã de domingo em Itaipuaçu

Provas de oito (corrida) e quatro quilômetros (caminhada) aconteceram pela primeira vez na orla do bairro

domingo, 21 maio 2023

Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou neste domingo (21/05) a terceira edição da Corrida Cidade de Maricá, que aconteceu pela primeira vez em Itaipuaçu e contou com a participação de 2.500 corredores de diferentes idades, entre profissionais e amadores. O percurso de oito quilômetros foi na orla do bairro entre a Rua Professor Cardoso de Menezes e a altura da Ponta do Francês, e deste último partiu a caminhada de quatro quilômetros. Todos os participantes receberam medalhas ao final da prova. A corrida integra a programação do aniversário de 209 anos do município.

Os vencedores na categoria geral foram André Luiz de Lima (no masculino), com o tempo de 26 minutos e 55 segundos, e Patrícia Sanches (feminino e categoria morador da cidade) com 34 minutos e 12 segundos. Os dois elogiaram a estrutura e o local escolhido para a corrida. “Tem muita prova que a gente corre de graça e não tem isso que tivemos aqui. Tudo muito bem pensado e preparado”, observou André, que mora em São Gonçalo, enquanto Patrícia exaltou a organização.

“Estão todos de parabéns pela estrutura montada e como ela foi organizada, além do circuito plano que facilita o desempenho”, ressaltou a moradora de Araçatiba. Ainda entre os que vivem em Maricá, Amir Ramos foi o primeiro colocado e segundo no geral, com 28 minutos e vinte e quatro segundos.

Quem também participou da prova foi o prefeito Fabiano Horta, ao lado do secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt. Para Fabiano, o evento reafirma a vocação esportiva da cidade e de Itaipuaçu em especial. “Trouxemos para cá pela primeira vez essa prova já tradicional, que de certa forma abre o calendário esportivo do aniversário da cidade. A participação do público foi fundamental para o grande sucesso que foi esse evento. Cada vez mais, Maricá se afirma como cidade do esporte”, sentenciou.

Filipe Bittencourt destacou ainda a presença de corredores que vieram de outros locais e ficaram à vontade no percurso de Itaipuaçu. “Tivemos gente que corre em vários lugares já conhecidos, e todos elogiando nossa estrutura e também esse cenário à beira mar. Outra coisa importante foi a quantidade de famílias que vieram torcer e até correr juntas, tudo muito bacana. Realmente um sucesso”, disse o secretário.

A corrida premiou também os corredores mais idosos, nas categorias de 70 a 74 anos e de 75 a 80 anos. O campeão geral deste grupo foi José Pereira Filho, de 78 anos, que terminou com 48 minutos, mas o destaque foi a diarista Suely Matta Cagide que, aos 71 anos e sem jamais ter corrido, participou pela primeira vez deste tipo de prova e ficou com o segundo lugar feminino em sua faixa. Mesmo com dores no joelho, ela foi aplaudida ao cruzar a linha de chegada depois de 1 hora e 18 minutos. “Sempre quis participar de uma corrida, mas nunca tinha conseguido. Hoje me sinto feliz e realizada, foi um presente que ganhei desta cidade e que agradeço muito”, disse Suely.

Um comentário em “Terceira Corrida Cidade de Maricá agitou manhã de domingo em Itaipuaçu

1. Adorei! Evento maravilhoso, muito nem organizado, energia de saúde e alegria. Obrigada, Prefeito Fabiano!