Terceiro ‘Maricá Musical’ termina com jazz e MPB no domingo (28/08)

Secretário de Cultura adianta que próxima edição está prevista para novembro e terá a consciência negra como tema

segunda-feira, 29 agosto 2022

Fotos; Marcos Fabrício

A terceira edição do ‘Maricá Musical’ terminou na noite de domingo (28/08) mantendo a receita de shows variados ao longo da programação, que começou dia 18, promovida pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura. O destaque do último dia foi a trompetista e gaitista Guta Menezes, que é moradora de Itaipuaçu e ex-integrante da banda Altas Horas (que se apresentava no programa de mesmo nome da TV Globo). Num misto de jazz e música popular, ela mostrou interpretações de “Vou Deitar e Rolar”, consagrada na voz de Elis Regina; e de “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”, que teve uma icônica performance de Marilyn Monroe no cinema. A noite teve ainda as apresentações dos cantores Laranjeira, Simone Lial e do quinteto Nossa Bossa.

Na programação da segunda semana de evento, que começou na sexta-feira (26/08), houve apresentações de DJs e vários artistas, como Márvio Ciribelli, Jô Borges, Thiago Dantas, Leandro Bruno e das bandas Canacaiana e Samba em Família, no palco montado em frente à Casa de Cultura de Maricá, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Para o secretário Sady Bianchin, esta terceira edição foi a mais amadurecida já realizada. Ele afirmou ainda que o evento vai chegar a outros bairros da cidade.

“Em todas as edições conseguimos envolver 77 bandas, 380 músicos e 60 produtores de Maricá, e pudemos dar a dimensão necessária a eles com a transmissão dos shows pelas redes sociais. Nós iremos a todos os cantos de nossa cidade com esse projeto”, garantiu ele, antecipando que a próxima edição está prevista para novembro e terá a consciência negra como tema. “Vamos reunir artistas pretos e pretas e selecionar um repertório especial para esta ocasião”, disse Sady.

Realizado desde 2021, a iniciativa busca valorizar e fortalecer os artistas locais e aumentar o acesso a eventos de música com diferentes estilos à população com programação gratuita. O festival, que conta com shows de rock, jazz, blues, MPB e DJ’s, começou na Lona Cultural de Itaipuaçu e marcou a retomada das atividades após a pandemia.