Tomógrafo do Hospital Conde Modesto Leal realizou mais de 2.500 exames em um mês

Aparelho possibilita a identificação e análise de lesões e fraturas, atendendo também às demandas da UPA de Inoã e da UPAM Santa Rita

terça-feira, 2 abril 2024

Foto: Bianca Farahon

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 2.523 tomografias entre os dias 23/02 e 31/03 no Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, representando o impacto do equipamento em pouco mais de um mês de funcionamento. O aparelho é fundamental para analisar de forma detalhada o interior do corpo humano e possibilita diagnósticos médicos mais precisos, atendendo também a demanda das outras unidades de Urgência e Emergência da cidade, o que inclui a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e a Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu.

O tomógrafo de última geração e tecnologia de ponta gera imagens fidedignas das estruturas corpóreas a partir da utilização de diversos feixes simultâneos de raio-x. O exame é realizado a partir de indicação clínica e pode contribuir também para identificar lesões, tumores, fraturas, assim como outras situações específicas de saúde que necessitam de atenção profissional.

O número inicial ultrapassa a previsão mensal de realização de tomografias, que era de aproximadamente 2 mil exames, ressaltando a capacidade do equipamento de atender aumentos pontuais de demanda. Lembrando que os pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USF) seguirão realizando a tomografia em outros locais, com agendamento pela Central de Regulação do município.

A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, destacou a importância do equipamento e seu papel para traçar diagnósticos de forma otimizada.

“A instalação do tomógrafo no hospital promoveu um acolhimento melhor às demandas pelo exame, que passaram a ser realizados no interior da unidade. O equipamento é de última geração e contribui para observar diversas condições, sendo fundamental para o diagnóstico clínico. Dessa forma, a população conta com assistência mais qualificada, principalmente pelo tomógrafo também atender as outras unidades de urgência e emergência de livre procura ”, ressaltou.

Avanços no Hospital Conde Modesto Leal

O Hospital Municipal Conde Modesto Leal completou 87 anos em dezembro de 2023, fazendo parte da história e do cuidado da população maricaense há décadas. O espaço segue recebendo melhorias contínuas, que contribuem para qualificar ainda mais os atendimentos oferecidos e oferecer uma estrutura que atenda às novas demandas, principalmente decorrentes do crescimento populacional da cidade.

No dia 15/12, foi entregue o Centro Materno da unidade hospitalar, nomeado Dr. Alberto Luiz Machado Borges (Dr. Albertinho). Esse espaço é o resultado das obras de adequação e ampliação estruturais, passando a contar com local exclusivo para emergências obstétricas e uma área ampliada, modernizada e totalmente equipada. No Centro Materno, serão oferecidos atendimentos humanizados às gestantes, puérperas e recém-nascidos.

Em outra frente, o Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho, localizado na unidade hospitalar, foi entregue em dezembro de 2022. O espaço é fundamental para a assistência das crianças de até 13 anos e realiza cerca de 3.300 atendimentos por mês no setor, que conta com uma estrutura de ponta em seus 460 m², incluindo consultórios, sala de hipodermia, leitos de enfermaria, isolamento, trauma, brinquedoteca e lactário. Cinco pediatras estão de prontidão diariamente para realizar os atendimentos necessários.

Além disso, no hospital, há uma sala de apoio à mulher que amamenta, direcionado às colaboradoras que voltaram da licença maternidade e necessitam realizar a retirada do leite materno ou o aleitamento. O projeto nomeado “Gotas de Amor” tem o apoio da equipe da sala de coleta de leite materno do Centro Materno Infantil, que é vinculada ao banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, responsável pelas doações às Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) cadastradas.