União de Maricá desfila na passarela Adélia Breve, no Centro

Com o enredo “O Esperançar do Poeta”, escola contagiou moradores e visitantes na noite desta sexta-feira (16/02)

sábado, 17 fevereiro 2024

Foto: Clarildo Menezes

Com apoio da Prefeitura, a Escola de Samba União de Maricá fez o último desfile na Passarela Adélia Breve, no Centro. A apresentação aconteceu nesta sexta-feira (16/02) na Rua Abreu Rangel, entre a rua da 82ª DP e a Praça Orlando de Barros Pimentel. Com o enredo “O Esperançar do Poeta”, uma grande homenagem aos compositores que mudam vidas a partir de seus versos e melodias. O desfile contou com a presença marcante da modelo, empresária e eterna “Globeleza”, Valéria Valenssa, que recentemente foi nomeada “embaixadora da cidade de Maricá”, e reuniu centenas de visitantes e moradores. A escola ficou em 4o lugar no Carnaval 2024, entre 16 competidoras, no seu 1o desfile na Série Ouro, grupo de acesso ao Especial.

“Hoje é uma noite para a cidade especial, é uma noite de festa para Maricá, a escola de samba que representou tão bem a cidade na Sapucaí. Levamos o samba com amor, com a força dos sonhos de uma cidade. Daqui pra frente, com a presença da União de Maricá, é outro patamar que está estabelecido. Está na alma, está no coração do povo, foi cantada em verso em prosa na Sapucaí e vai passar aqui hoje levando esse recado. Maricá é meu país, meu país é Maricá. Viva a União de Maricá!”, disse o prefeito Fabiano Horta.

Os intérpretes Matheus Gaúcho e Nino do Milênio, acompanhados da bateria Maricadência, entoaram na Marquês de Sampucaí o amor pela cidade com o refrão “Maricá é meu país, meu país é Maricá”. Com muita animação, energia, a escola contagiou quem assistia ao desfile.

Para a moradora de Inoã, Cecília Guedes, de 38 anos, a apresentação foi sensacional. “Eu estou muito encantada, foi impecável, sensacional. Eu amei. Viva a nossa União!”, disse a farmacêutica.

Com muita alegria e enredo na ponta da língua, Maria Eduarda, de 15 anos, se encantou com as fantasias. “Que lindas fantasias, bastante brilho e muita alegria. Nem essa chuva me atrapalhou de estar aqui assistindo o último desfile da minha cidade!”, disse a moradora do centro.

Relembre o desfile

A Escola de Samba União de Maricá se destacou na sua estreia pela Série Ouro, na madrugada do dia 10/02 na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A escola foi a sexta a desfilar e contou com a presença marcante da modelo, empresária e eterna “Globeleza”, Valéria Valenssa, que retornou à Sapucaí depois de 20 anos afastada, e recentemente foi nomeada “embaixadora da cidade de Maricá”. O desfile foi transmitido ao vivo pela TV Band.

A escola trouxe muita exuberância em suas alegorias e fantasias, se destacando das demais agremiações do grupo. A comissão de frente surpreendeu o público com uma peça cenográfica em forma de pandeiro que se movia onde os componentes sambavam em cima dela.

Sobre a escola

Fundada em 26 de maio de 2015, o grêmio recreativo escola de samba União de Maricá, nasceu com o propósito de recuperar, reestruturar e fortalecer a arte e cultura do carnaval da cidade de Maricá, outrora muito ativo, chegando a ter, por volta de 20 agremiações, nos seus desfiles. Além disso, passou a ser a representatividade do carnaval maricaense nos palcos carnavalescos da cidade do Rio de janeiro, com o objetivo maior de conseguir a sua apoteose no sambódromo da Marques de Sapucaí.

No ano de 2016 estreou no carnaval do Rio de janeiro, pelo grupo de acesso C (atual série bronze), considerado a 4ª divisão dos desfiles cariocas, no palco Carnaval do Povo, na Estrada Intendente Magalhães, já conquistando um honroso 4º lugar, efetivando a nossa permanência no grupo até o carnaval de 2018, onde nos sagramos campeões tendo, então, o direito de migrar ao grupo B (atual série prata), último degrau ao sonhado acesso à Sapucaí.

Em 2023, após grandes apresentações nos anos anteriores, conquistou o vice-campeonato geral da Série Prata, conseguindo o direito a desfilar na Série Ouro do Carnaval 2024, na Marquês de Sapucaí. Ao todo, 32 escolas de samba lutavam por três vagas e a União de Maricá foi campeã com 269,9 pontos; a Sereno de Campo Grande também com 269,9 pontos; e a União do Parque Acari foi a terceira escola campeã ao garantir média entre as segundas colocadas nos desfiles com 269,7 pontos.

Um comentário em “União de Maricá desfila na passarela Adélia Breve, no Centro

1. Parabéns estava muito bonita, ainda bem que tivemos a oportunidade de assistir em Maricá.Parabêns ao prefeito e Quaquá que um dia falou vou mudar Maricá e aí está o resultado.