Sim, Eu Posso dá início às aulas de alfabetização

Lançamento acontece no dia 25/07; projeto usa método cubano em duas fases de aprendizado

terça-feira, 9 julho 2024

"Sim, Eu Posso" - Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) e da Secretaria de Economia Solidária, dá início às aulas do programa ‘Sim, eu Posso!’, que visa erradicar o analfabetismo na cidade, garantindo o direito à educação e melhorando a qualidade de vida, permitindo que todos possam se expressar através da leitura. O lançamento acontece no dia 25/07, às 14h, no CEPT Professora Zilca Lopes da Fontoura.

As aulas marcam as duas semanas de formação dos educadores sobre o método da 1ª e 2ª fases de alfabetização que acontecerão de 16/7 a 19/7 e 22/7 a 25/7, a partir das 8h. O objetivo é fazer com que o corpo docente se aproprie e compreenda os aspectos metodológicos e didáticos do método utilizado na primeira fase. Já a segunda parte corresponde a proposta pedagógica dos círculos de debate. O treinamento contará com assessorias pedagógicas vindas de diferentes regiões do Brasil.

A 1ª fase desenvolverá o método de educação cubano “Sim, Eu Posso!”, que associa as letras (desconhecido) aos números (conhecido) e usa recursos audiovisuais em sala de aula (65 vídeo-aulas), para o aprendizado.

Na 2ª fase usa-se círculos de debate para o aprimoramento e aperfeiçoamento da leitura e da escrita de pessoas alfabetizadas, mediante o trabalho pedagógico de atividades didáticas sobre temáticas como História, Cultura e Identidade, Trabalho, Educação, Saúde entre outros; fazendo com que o educando esteja preparado para avançar a programas de escolarização ofertados no município.

Após duas semanas de formação com os educadores, a jornada dará início a suas aulas, no dia 29/7, em turmas de até 15 pessoas que foram pré-cadastradas durante o processo de mobilização e busca ativa na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir